segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vamos pregar o evangelho!



A VERDADE VOS LIBERTARÁ

Autora: Thaís Belo P. Mamede
thaisbelo_12@hotmail.com

PERSONAGENS: 
PRESIDIÁRIO 
PROSTITUTA 
ESTUDANTE 
EMPRESÁRIO 
EX-CRISTÃO
 *Sugestão de música: Jesus é o caminho – Heloísa Rosa*

Narração (voz oculta):
         Existem muitos que ainda não ouviram falar do amor de Deus.  Enquanto outros vivem uma vida religiosa, as almas clamam por socorro.  Até quando você e eu vamos continuar nessa inércia, sem ter ousadia de levar a mensagem da cruz? Já parou para pensar quantas pessoas Deus coloca em sua vida pra testemunhar do que ele tem feito? Então desperte desse sono espiritual e pregue o evangelho enquanto é tempo! A seara é grande e você é um dos trabalhadores do Senhor.

CENA 1 
         Entra em cena o presidiário e diz:
PRESIDIÁRIO:  -   Passei mais de 10 anos na cadeia. Tenho a vida marcada por crimes. A sociedade despreza e discrimina gente como eu. Não tenho mais um lar, meus amigos dão as costas pra mim. Emprego?! difícil! Ainda mais pra ex-presidiário . Meus filhos e minha mulher me abandonaram! Ah! Se pudesse voltar atrás...tinha feito tudo diferente! Eu queria ao menos uma chance pra apagar de vez o meu passado. Estou livre das grades, mas preso aos delitos que cometi. O que faço para ser livre de verdade?!!! (*fala com emoção perguntando ao público, em seguida sai de cena*) .
         Entra em cena a prostituta.
PROSTITUTA:  -  Tá olhando o que?  Pensa que tenho uma vida fácil? É muito triste viver nas ruas pra buscar o sustento, arriscando a vida e oferecendo meu corpo. Pensa que sempre fui assim? Tinha uma família, um lar, mas acabei entrando nessa. Quero sair, mas não tenho forças! Queria ter um marido, filhos e um emprego de verdade. As pessoas me ignoram! Me sinto um lixo!!! Eu só queria uma chance pra sair dessa. Me diga qual é a saída?!!! (*fala desesperada e sai em seguida*).
 
      Entra em cena o estudante e diz:
ESTUDANTE: -  Minha vida são os livros! Aprecio o estudo e cada dia me aprofundo no conhecimento.  Apesar de tudo isso, sinto um vazio dentro de mim...não sei definir o que é. Amigos?! Sinto falta, mas tenho um objetivo e vou conseguir estudando. Só acredito em mim e na capacidade que tenho para alcançar esses objetivos. Me sinto só, mas procuro através do conhecimento, uma resposta para  meus questionamentos. Eu só queria saber quem sou de verdade? (*fecha o livro, abaixa a cabeça em seguida sai *). 
       Entra em cena o empresário.
EMPRESÁRIO: - Sou um homem de negócios, tempo pra mim é dinheiro!!! Trabalho muito para manter um padrão de vida.  Me sinto realizado, porque tenho tudo que sempre sonhei. Mas, com tantas realizações sou incompleto. Porque mesmo com todo o dinheiro que tenho, não sou  feliz. Estou sem tempo para meus filhos e minha esposa.   Amo ganhar dinheiro, mas não sei o que fazer pra reconquistar o amor de minha família. Eu quero ser feliz, porque dinheiro não traz felicidade. Enquanto isto, vivo de aparências. Queria mesmo saber ... Onde encontrar a verdadeira alegria?  (*fala em seguida sai de cena*)     Por fim, entra o ex-cristão.
EX-CRISTÃO: Já passei por várias igrejas e hoje não estou em nenhuma! Meu coração está magoado...quantas pessoas me humilharam. Trabalhei anos e anos na casa de Deus e hoje não tenho forças pra voltar! Conheço a palavra e sei de meus erros...queria muito voltar a casa do Pai, mas o que vão pensar de mim? Será que me aceitarão de volta depois de tudo que eu fiz? Não sei o que fazer...Meu Deus Me ajude a voltar ao primeiro amor! (*fala com emoção e se ajoelha*).
 Em seguida uma pessoa representando o Espírito Santo entra ao som da  música “Jesus é o caminho”. Obs: quem representa o Espírito Santo deve usar roupa  branca. 
Nessa parte o Ex-cristão continua ajoelhado, chorando muito, pois o Espírito Santo está convencendo-o de seus atos. Ainda ao som da música de Heloísa Rosa (Jesus é o caminho), os outros personagens (Empresário, prostituta, estudante, presidiário) entram, como se estivessem clamando por socorro (estendendo as mãos para o público) em sinal de ajuda.
 

 P.S - Ao final a pessoa que representa o Espírito Santo pode dar uma palavra sobre pregar a palavra de Deus, citando o versículo que é o título da peça.