terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Uma carta diferente





CARTA DO ALÉM

Autora: Thaís Belo P. Mamede
thaisbelo_12@hotmail.com

Imagine se o diabo resolvesse escrever uma carta para alguém aqui na terra? Esta peça é direcionada aqueles que não crêem na existência do inimigo de nossas almas.
Baseada na literatura: ”carta do além” (Sociedade Bíblica Ebenezer)
Colaboração: Helen Vienna & Camila Belo

PERSONAGENS
- Amigo Cristão
- Incrédulo
- Amigos do incrédulo (vozes ocultas)
- Doutora
- diabo
CENA 1
O cristão e o incrédulo estão andando e entrando em cena conversando em voz baixa, quando o incrédulo diz:
INCRÉDULO: - Lá vem você de novo com essa história de diabo! Quantas vezes eu vou ter que dizer que isso não existe!.
CRISTÃO: - Me responda uma coisa...você acredita que exista o bem e o mal?
INCRÉDULO: - sim, mas essas histórias de que o capeta influencia as pessoas, que os demônios entram no corpo da gente...essas besteiras, tudo mentira!.
CRISTÃO: - Sim, o diabo é o pai da mentira e faz com que todos não percebam sua existência. Mentiu desde o começo para Adão e Eva pra que comessem do fruto proibido e até hoje tem enganado a muitos. Vou te mostrar na Bíblia que o diabo realmente existe (abre a bíblia para ler um versículo). Então o incrédulo diz:
INCRÉDULO: - Estou cansado dessa conversa! Você só quer ser o dono da verdade!!!! Ainda fica tentando me converter, fala sério! É tudo loucura da tua cabeça! Não existe diabo e ponto final! Nada vai me fazer mudar de opinião. E aí, vai viajar com a gente?
CRISTÃO: - Não posso! Tenho compromisso todo fim de semana na igreja. INCRÉDULO: - Vou nessa! Quando sair dessa piração, me avisa! A gente se vê por aí. (*Sai de cena*).
O cristão fica sozinho em cena. Abaixa a cabeça e faz uma oração pedindo a Deus que faça algo na vida de seu amigo pra que ele perceba a verdade e aceite Jesus. (*nessa parte em que o cristão faz a oração silenciosa, podemos usar uma voz oculta, como se  estivesse orando em pensamento - Sai de cena em seguida*).
CENA 2
Enquanto isso o incrédulo está viajando com os amigos... (OBS: nessa parte toca 32 segundos da introdução da música: Brasil – Oficina g3 * a introdução é o som de um acidente de carro*). 
INCRÉDULO: - Vamo nessa galeraaaaa!
AMIGOS (INCRÉDULO): - Uhuu!
AMIGO 1: - Devagar aí cara!
AMIGOS (INCRÉDULO): - Que nada! Pisa fundo! Uhuuu!!!!
AMIGO 1: - Olha o caminhão! Olha o caminhão!
TODOS: - Nãaaaaaaaaaaaaaaao!!!!!! (*gritos desesperados* – tudo interpretado nos bastidores. APENAS AS VOZES dos personagens aparecem nesta cena*).
CENA 3
No hospital o incrédulo recebe os cuidados médicos...
INCREDÚLO: - Como estou Doutora? E os meus amigos? Não consigo lembrar do  acidente! Só lembro que um caminhão veio na direção do carro, e depois...
DOUTORA: - Tente não fazer esforço. Você ficará em observação. No mais repouse! Vou lhe dar alta amanhã. Sim, mandaram esta carta pra você.
INCREDÚLO: - Pra mim? Quem foi?
DOUTORA: - não sei. A enfermeira recebeu na recepção do hospital e pediu que lhe entregasse. Descanse! Com licença.(Obs.: CENA DE BASTIDORES *voz oculta*).
Imediatamente o incrédulo abre a carta para saber quem escreveu. (Nessa parte *bastidores*, o público pode acompanhar a leitura da carta, por uma projeção –data show- a leitura é feita por um homem que interpreta o diabo, *voz oculta*
“Caro amigo”:
     Saudações infernais! Estou ansioso por nosso encontro final  que resolvi escreve-lhe afim de manifestar minha paixão por você. Você é tão perverso , orgulhoso, malvado e rancoroso! O que mais admiro em você é seu desprezo por Deus. Não imagina o quanto gosto disso!
    Particularmente eu estava torcendo pra que pudéssemos nos encontrar. Só assim você poderia me conhecer e saber que realmente existo. Quase conseguimos nos encontrar! Pena que o acidente que provoquei não foi o suficiente pra te trazer para os meus braços, numa união eterna. Outro dia, quando se livrou daquele amigo chato que com a Bíblia na mão insistia pra que mudasse de vida, fiz a maior festa. Espero que permaneça assim! Fuja da igreja e continue vivendo do jeito de que eu gosto e logo, logo nos encontraremos...
Atenciosamente
Satanás