quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O jantar


   Paz Pessoal! O texto de hoje é "O jantar". Já imaginou Jesus, sendo convidado para um jantar em sua casa? A ideia para esta peça tirei de um poema de autoria desconhecida.  Na peça quis passar que Jesus quer ter comunhão conosco todos os dias, então usei a ideia de um jantar. Saiba que Ele quer ter essa oportunidade, de estar ao seu lado sempre! "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele" (Apocalipse 3:19).
O JANTAR
Autora: Thaís Belo P. Mamede
*Inspirado num poema de autor desconhecido*
Personagens: - Jesus - Mulher
CENA 1 Uma mulher entra em cena com 2 copos vazios nas mãos. Está arrumando a mesa, olha em direção ao público e diz: MULHER: - Daqui a pouco ele está chegando. Tô tão feliz! Convidei Jesus pra jantar aqui em casa. E eu sei que ele nunca se atrasa! (enquanto fala, ela continua os preparativos para o jantar). Depois de organizar a mesa, senta um pouco e diz: MULHER: - Ai, tô nervosa! (rói as unhas). Será que ele vai gostar da comida? Eu nunca recebi alguém tão importante em minha casa. Afinal, é o Rei dos reis, né?
CENA 2 De repente... Jesus bate à porta. MULHER: - Deve ser ele (vai abrir a porta ansiosa). MULHER: - Jesus! Estava à sua espera. Entre! Seja bem-vindo a minha casa! JESUS: - Obrigado pelo convite. (*nessa parte, pra que fique mais "real" , Jesus pode chamar o nome da pessoa. Ex: Obrigado pelo convite Lúcia). MULHER: - É uma honra receber o Senhor. JESUS: - Eu é que agradeço. Estou muito feliz de estar aqui. MULHER: - Pode entrar, sente-se. JESUS: - E então, como você está? Faz tempo que não conversamos. MULHER: - É verdade! Eu nem me lembro quando foi a última vez que falei com o Senhor. JESUS: - Mas eu me lembro. E é por isso que estou aqui, pra conversar com você. E quando recebi seu convite, vim rapidamente. MULHER: - Espero que o Senhor aprecie o jantar. É tudo muito simples, mas eu fiz pra lhe agradar.
Jesus olha para a mulher, coloca a mão em seu ombro e sorri. Os dois sentam à mesa.  
CENA 3
Enquanto jantam, conversam (*simulação de diálogo - só gestos e sorrisos*). Demonstram que aquele momento está agradável. Então a mulher diz: MULHER: - Gostou do jantar, Senhor? JESUS: - Claro. Mas pra mim melhor do que o jantar foram nossas conversas. Quanto tempo eu esperei pra ter mais comunhão com você e dividir momentos como esse. (*os personagens estão de pé conversando*). MULHER: - Eu sei Senhor! Me perdoe. Sei que não tenho mais buscado a tua presença. Agora eu entendo que estar contigo é mais importante do que qualquer coisa. Quero estar contigo todos os dias e viver em tua presença. (*Ela se ajoelha*). Jesus olha para a plateia e pergunta: JESUS: - E você, também quer estar comigo e buscar a minha presença? Quantas vezes eu tento falar contigo e dizer: - "Buscar-me eis e me achareis quando me buscares de todo o coração". Eu tenho grandes coisas para ti. É só você parar e ouvir a minha voz. Eu te amo tanto! E quero que faças como esta mulher: me convide para estar em sua casa, em sua vida. Me busque enquanto ainda há tempo.
OBS: Na última fala, enquanto Jesus questiona o público, a mulher permanece ajoelhada a seus pés.
 FIM
P.S - Na última cena pode tocar a música "Tua presença é real" - Antônio Cirilo. Ou alguma que fale da presença de Jesus.