segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Esse ou aquele? Escolha!



   Paz Pessoal! O texto de hoje se chama "Escolhas". Todos os dias cada um de nós precisa fazer escolhas, sejam elas quais forem, sempre temos que escolher alguma coisa. Que em suas escolhas possas consultar a Deus, pois Ele sabe o que é melhor pra você. Pense nisso! Deus o abençoe! Thaís Belo Mamede

ESCOLHAS
Autora: Thaís Belo P. Mamede
thaisbelo_12@hotmail.com
 Personagens
- Marcos
- Viviane
- Beto
- Paula
- Pastor
CENA 1
Paula e Viviane acabaram de sair do cursinho e estão entrando numa lanchonete. Paula está muito empolgada com as aulas e diz:
PAULA: - Amei a aula! Esse ano eu passo no vestibular Vivi.
VIVI: - É! bom pra você. Já eu acho meio difícil...ai amiga, eu não parei de pensar no Beto.
PAULA: - No Beto? Eu não vou com a cara daquele menino, não sei por que?
VIVI: - Ah! Paulinha, fala sério! O Beto é o mais lindo da sala. Ele só tem um defeito: não é evangélico. Não sei porque você não gosta dele. Ele é gente boa! Além de lindo, claro!
PAULA: - Pronto! Lá vem você com essa história de o Beto é isso...o Beto é aquilo. Dá pra parar! E você falou: ele não é evangélico. Seus pais jamais vão aceitá-lo.
VIVI: - É eu sei. Não precisa ficar me lembrando. Mas eu queria tanto namorar com ele.
PAULA: - Sonhar não custa nada! Ah! amiga, quer um conselho: esquece esse garoto. É melhor você namorar alguém da igreja.
VIVI: - Ah! não. Lá da igreja? Nem pensar. São todos meus amigos. Fora que o Beto é...
PAULA: - Sei o Beto é blá,blá,blá! Eu já vou indo. Me liga mais tarde. (*se despede da amiga e sai de cena*)
Viviane fica estudando um pouco, enquanto toma um suco. (Depois sai de cena).
Mais tarde...
CENA 2
Vivi liga para Paula contando uma novidade...
VIVI: - Alô! Amiga?
PAULA: - Oi Vivi! Eu já ia te ligar...o que aconteceu? Você demorou a ligar.
VIVI: - Ah! Desculpa amiga! Você não sabe quem eu encontrei...
PAULA: - Fala! Peraí, deixa eu ver...
VIVI: - O próprio: Beto!!! Aqui no shopping.
PAULA: - Sei, e aí...
VIVI: - Eu chamei ele pra ir lá na igreja. Ele topou! (fala entusiasmada)
PAULA: - Na igreja? Olha amiga, tô impressionada!
VIVI: - Ai Paulinha! Tô tão feliz! a gente conversou sobre tanta coisa...aí eu aproveitei pra chamar ele pro culto jovem.
PAULA: - Vai devagar amiga! Você nem conhece esse menino. Mas foi bom você ter convidado ele, quem sabe assim ele se converta.
VIVI: - Ai amiga! Tomara!!!
PAULA: - Já que você tá no shopping, vamos fazer compras?
VIVI: - Já tô voltando pra casa. Desculpa. E você quando vai lá na igreja? O Beto vai.
PAULA: - Vou ver tá Vivi. Não dou certeza, vou fazer o possível. Lá tem muito gatinho?
VIVI: - Você quer dizer, garotos bonitos...tem! Mas não é esse o motivo de ir a igreja tá?
PAULA: - Eu sei. Só tava brincando...se puder eu vou. Mas só se você me apresentar um amigo. (risos)
VIVI: - Tá bom Paula! Vou desligar. beijo!
CENA 3
Vivi chega na igreja com Beto. Paula chega atrasada e procura lugar junto de sua amiga e de Beto, que já estão sentados na primeira fileira. Paula senta ao lado deles. A igreja está lotada (cena com algumas cadeiras e figurantes para dar impressão de culto). Eles prestam muita atenção à pregação do Pastor (palavra curta e improvisada - evangelística antes do apelo). Em seguida ele diz:
PASTOR: - Queria saber quem quer aceitar Jesus como seu Senhor e salvador?
Paula levanta a mão. Sua amiga não consegue acreditar...ela fica feliz pela decisão de Paula. As amigas vão até o Pastor, que faz Paula repetir a oração de confissão aceitando Jesus. Em seguida as duas se abraçam. O culto termina.
Vivi está conversando com Paula e Beto. Quando Marcos se aproxima e diz:
MARCOS: - Paz Vivi! tudo bem? Tava querendo falar com você sobre a programação do próximo sábado.
VIVI: - É! Eita Marquinhos acho que não vou poder vir sábado. O vestibular tá chegando tenho tanta coisa pra estudar...
MARCOS: - Tudo bem! Falta pouco mesmo. Também tô me preparando.
VIVI: - Deixa eu te apresentar...esse aqui é o Beto, do cursinho. Essa é Paulinha, minha melhor amiga e também estuda no cursinho. Ela aceitou a Jesus hoje!
Paula e Beto cumprimentam Marcos. Imediatamente os quatro começam a conversar. Marcos e Paula trocam olhares... simpatia e amizade surgem. Beto e Vivi conversam, mas ele não demonstra muito interesse em Vivi. Então ele diz:
BETO: - Já vou Vivi. A gente se vê segunda no cursinho. (ele beija o rosto dela e sai de cena). Tchau pessoal!
MARCOS e PAULA: - Tchau!
Vivi fica frustrada, pois achava que seu"pretendente" ia demonstrar algum interesse por ela. Ela fica no meio da conversa de Marcos e Paula (que estão super empolgados no maior papo). De repente Paulinha percebe a expressão frustrada de Vivi e diz:
PAULA: - Ô amiga! Que foi?
VIVI: - Quero ir pra casa. vamos?
MARCOS: - Eu levo vocês. Já é tarde.
Os três saem de cena. A conversa de Paula e Marcos continua...e Vivi fica sobrando (sai com ar de tristeza).
CENA 4
Voz Oculta: Anos depois...
As amigas se reencontram (figurino para dar impressão que estão mais velhas. Ex: óculos, cabelos presos e roupas formais).
PAULA: - Eu não acredito! Vivi é você? Paz!
VIVI: - Paulinha! se você não tivesse me chamado eu não te reconheceria...Como vai?
PAULA: - Tô bem amiga! Graças a Deus. Lembra do Marquinhos?! pois é casamos. A gente congrega numa igreja lá perto de casa. Me formei! estamos pensando em ter um filho. Tá tudo uma bênção! E você? Soube que casou com o Beto e aí como estão?
VIVI: - Eu...tô indo! (fala desamimada). Pensei que ele era o homem da minha vida, mas me enganei. Nos primeiros anos de casamento foi tudo lindo! Jantares, flores, declarações e tudo mais...depois ele mostrou quem realmente era. Amiga tô tão triste! Eu pensava que ele ia se converter...meus pais demoraram tanto pra aceitar nosso casamento, e quando o aceitaram tudo foi ficando ruim. Ele não deixa eu ir à igreja, está diferente comigo. Tô tão infeliz amiga! estou frustrada da escolha que fiz. Por que não esperei em Deus? Por que não ouvi seus conselhos e os da minha mãe? Tenho vontade de sumir.
PAULA: - Amiga, deve ser difícil. Mas não desista dele. Vem, vamos lá pra casa orar um pouco.
As duas saem de cena.