quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Maquiagem teatral

           Paz pessoal! Quem já assistiu uma peça teatral ou filme e um determinado item o chamou a atenção...a maquiagem! Isso mesmo!!! Em qualquer produção artística (cinema e teatro), a maquiagem é fundamental para caracterização de um personagem. Falando neste tema, recentemente recebi um email de uma internauta sobre isto. A dúvida seria em relação a o que usar? O mais comum é o uso do pancake, pois tem ótimo acabamento (dependo da marca que você adquire), e claro do jeito que quer sua maquiagem teatral. Possui várias cores, mas pra quem está começando, sugiro cores básicas como branco, vermelho e preto. Existem marcas de pancake com cores extravagantes e fortes, mas como disse, vai depender da marca que você comprar e da proposta da peça que vai encenar. Para uma pantomima, por exemplo, o essencial é a cor branca. Fica lindo delineando o rosto com lápis preto. Para dar uma "corzinha", opte por um batom rosado ou até vermelho (se você gostar). Veja o exemplo de "make" que  eu fiz:


      Pancake branco, olhos delineados com lápis preto, batom rosa nos lábios e um pancake vermelho na ponta do nariz. Pra finalizar, um pouco de pancake vermelho nas maçãs do rosto (bem de leve), como se fosse um blush. E pronto! O segredo da maquiagem para teatro é você usar a criatividade e se inspirar em fotos da internet. Se inspire bastante e crie uma maquiagem para a peça que você está ensaiando. Outra ideia é uma maquiagem melancólica, meio pierrot. Você pode criar um make meio pierrot para aquele drama, fica muito legal! Veja a que eu fiz:


            Não precisa ser expert em maquiagem, como disse, basta usar a criatividade. Uma maquiagem mais elaborada também pode ser feita. Veja a imagem:

             Isso requer treino e habilidade! Mas é uma opção para inovar. Falando em inovar, lembro que não tinha comprado ainda os pancakes, então usei minâncora. Aquela pomada usada para acne e outras cositas mas! Como usava em meu rosto como cosmético, sabia espalhar bem, pois a minâncora é um pouco grossa, é preciso saber usar pra ficar uniforme. Além de cuidar da pele, fica um make, como se fosse pancake.  E o melhor, não é caro. Fica a dica!!! E para encerrarmos o assunto de hoje, a maquiagem que mais me marcou,  na minha opinião é essa aqui:


       Da peça "O jardim do inimigo", Min. Jeová Nissi - Cia de Teatro. Enfim, inspire-se! Seja criativo, pois a caracterização é tudo nas artes cênicas. Deus o abençoe!
        Thaís Belo Mamede