quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Primeira peça

                                Paz! Essa peça foi a primeira que escrevi, em 2005. A partir dela descobri outra habilidade que até o momento não sabia que tinha, o de criar textos cristãos. "Ama ao teu próximo" surgiu quando estava indo à faculdade. Adaptei a parábola do bom samaritano, pensei na temática da peça e depois nas cenas. O texto também me abriu portas para que eu pudesse desenvolver a criatividade. Hoje tenho peças no teatro cristão (www.teatrocristao.net), Ministerio atividade (www.ministerioatividade.com) e no meu blog. Que essa peça toque o seu coração em nome de Jesus! Devemos amar ao próximo em todo tempo, como a nós mesmos.
                                                                 Thaís B. Mamede



AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI  MESMO

  AUTORA: Thaís Belo P. Mamede 

    thaisbelo_12@hotmail.com

          

PERSONAGENS: 
-  MENDIGO
 - CRISTÃO ESTRESSADO
-  CRISTÃO APRESSADO
-  CRISTÃO VERDADEIRO  

CENA 1 

  O mendigo toma um gole de bebida e diz:
-          Tô cansado dessa vida! Ninguém liga pra mim!!! Eu tô passando fome e nem tenho onde morar... Meu Deus! Será que o Senhor não me vê?
(O mendigo começa a chorar) Então enxuga as lágrimas, abaixa a cabeça e senta no chão.

 

CENA 2

   O “Cristão apressado” passa pelo lugar onde o mendigo está. O mendigo estende a mão pedindo dinheiro e o cristão apressado diz:
-          Não tenho. Estou com pressa. Estou atrasado para ir à igreja e olha para seu relógio. (fala com ar de medo, pois pensa que o mendigo irá lhe roubar). E vai embora.

 CENA 3

   O “cristão estressado” também passa onde o mendigo está. Ele também vai à igreja (está com a bíblia na mão).  Ao chegar perto do mendigo que está sentado no chão, o mendigo estende a mão ao estressado, pedindo uns trocados e o estressado diz:
-          Não dou! Você quer dinheiro pra beber!  sai de perto de mim com esse bafo!  
   Ao dizer essas palavras o cristão estressado vai embora, fica com raiva do mendigo e sai resmungando até a igreja.
   O mendigo senta no chão novamente e fica de cabeça baixa.


CENA 4
   O cristão verdadeiro (atencioso) passa e vê o mendigo. O cristão está alegre, pois vai à igreja.  Passa perto do mendigo, mas não liga para ele no primeiro instante. Quando o Espírito Santo  fala ao seu coração (*voz oculta*): AMA AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO! O VERDADEIRO CRISTÃO pára, olha para o mendigo e diz baixinho:
-          Não Senhor! É só um mendigo... É só um mendigo... Ele tenta ir embora, mas o Espírito Santo continua falando ao seu coração (Ama ao teu próximo como a ti mesmo! Vai e prega a minha palavra. Eu também morri por ele). O verdadeiro cristão atende a voz de seu coração e vai até ao mendigo.
   O mendigo que está cabisbaixo levanta a cabeça e vê o cristão verdadeiro indo ao seu encontro. Então começam a conversar.
MENDIGO:  - Tem um trocado, moço? Tô com fome!
 O verdadeiro cristão diz:
-          não tenho, mas você quer um sanduíche? Tome!
O mendigo agradece.
O VERDADEIRO  CRISTÃO aproveita a oportunidade e começa a falar de Jesus para o mendigo...
-  Sabia que Jesus te ama muito e pode tirar você dessa situação?
MENDIGO:
-          JESUS?! Como ele pode me ajudar? Se me amasse eu não taria aqui jogado no meio da rua!
 CRISTÃO VERDADEIRO:
-          Jesus se importa com você!  E foi o único que entregou sua vida por amor. Morreu numa cruz  pra que eu e você  fossemos livres do pecado. Ele quer tirar você dessa vida miserável e pecaminosa.  A Bíblia diz: se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!.   Em João 3:16 a bíblia diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito p/ que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Você acredita nisso?
MENDIGO:
-          Sim! Como faço para ter Jesus no coração?
 CRISTÃO VERDADEIRO:
-          É só repetir essa oração comigo. (O mendigo entrega sua vida a Jesus). Os dois oram e saem abraçados.
FIM