terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Salmos 1


Paz Pessoal! O texto hoje é "Roda de Escarnecedores", montada pelo grupo Fé@rt da IURD da Conde da Boa Vista em Recife/PE.  Assistam ao vídeo em seguida acompanhe do texto. 

Deus abençoe! Thaís Belo Mamede




RODA DE ESCARNECEDORES

Inspirado em Salmos 1
Autora: Thaís Belo P. Mamede
Música: Você pode ter – João Alexandre

PERSONAGENS:
-  Cristão
-   Amigos Incrédulos
-   Jesus
- Garçom
CENA 1
    O cristão está à espera dos incrédulos. Ele tem pendurado em seu pescoço uma placa escrito “AMIGO DE DEUS”. Olha o relógio. Seus amigos incrédulos ainda não chegaram. Ele está lendo um novo testamento. Jesus o observa feliz.
CENA 2
   Os amigos incrédulos entram em seguida, sorrindo e conversando. Eles vão em direção ao cristão, que se vira rapidamente, guarda o novo testamento no bolso e troca o lado da placa para “AMIGO DO MUNDO”. Jesus tenta chamar sua atenção, mas ele não o vê. Jesus fica o tempo todo observando o comportamento do cristão. Os amigos incrédulos o cumprimentam e sentam em um bar (mesa e cadeiras para compor esse cenário). Eles chamam o garçom e pedem bebidas. Enquanto o garçom vai buscá-las conversam. O cristão começa a se sentir desconfortável naquele ambiente. Puxa a gola da blusa, passa a mão na testa como se estivesse suando. Ele está tenso. Os incrédulos ficam sorrindo o tempo inteiro (simulação de conversas imorais, do tipo piadas). Um dos incrédulos cochicha algo no ouvido do cristão. O cristão dá um sorriso sem graça e pede licença. Os incrédulos brindam e se divertem no bar. Eles nem notam a ausência do cristão. (*Na cena 2 Jesus observa as atitudes do cristão, sempre  ao lado dele).
CENA 3
   O cristão se levanta e fica de longe observando os “amigos incrédulos” sorrindo e bebendo. Ele abaixa a cabeça por alguns segundos e entende que está na roda de escarnecedores.  Puxa o novo testamento do bolso e começa a orar. No mesmo instante vai falar de Jesus aos incrédulos. Jesus coloca as mãos sobre a cabeça do cristão o abençoando. O cristão vira a placa com a frase anterior “AMIGO DE DEUS”.  Em seguida senta junto deles e começa a pregar para os incrédulos. Os incrédulos olham um para outro e começam a rir dele. Eles não o levam a sério. Enquanto estão rindo, o cristão se levanta e sai de cena feliz, mesmo os incrédulos rindo dele. Ele entendeu que a amizade do mundo é inimizade com Deus. Jesus sai de cena ao lado dele o abraçando.

FIM