quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dizimista





O DIZIMISTA
Autora: Thaís Belo Mamede
thaisbelo_12@hotmail.com
Personagens
* Dizimista(Sr. JOSUÉ)
* Não dizimista(Sr. PAULO)
OBS: Esta peça deve ter 3 vozes ocultas (secretária/Deus/ esposa)

CENA 1
O não dizimista entra em seu escritório para mais um dia de trabalho. Coloca a pasta em cima da mesa, olha alguns papéis (contratos) e depois liga para a secretária.
Sr. PAULO: - Sandra, me ligue com o Sr. Roberto.
O não dizimista desliga o telefone e continua olhando os papéis, quando a secretária diz:
SECRETÁRIA: - Sr. Paulo, o Sr. Roberto na linha 1.
Sr. PAULO: - Alô! Como vai Roberto? Pensou na proposta que fiz? E aí, vamos fechar negócio? Sei, entendendo...(fala c/ ar desanimado) de qualquer forma você tem o telefone do meu escritório. Bom dia pra você Roberto!
Ao desligar o telefone, bate na mesa e diz: - Não acredito que perdi este contrato!
Em seguida o celular toca...é a esposa de Paulo.
ESPOSA: - Amor, você comprou os remédios que eu pedi?
Sr. PAULO: - Não, esqueci. Depois eu ligo te ligo amor! É que eu tô com uns problemas no escritório.
ESPOSA: - Amor, o Juninho tá com febre! Eu já não sei o que fazer. Vem pra casa pra levar ele ao hospital.
Sr. PAULO: Estou indo. ( desliga o celular e fica alguns segundos de cabeça abaixada). Depois levanta o rosto olha pra cima e começa a falar c/ Deus.
Sr. PAULO: Senhor, o que está acontecendo? A empresa vai mau, meu filho está doente...Por que meu Deus, por quê?
DEUS: - Paulo, desde que eu abençoei você está diferente. Não vai mais à igreja, por causa do trabalho. Nem está cumprindo a nossa aliança sendo fiel dos dízimos e ofertas. Você não tem mais tempo pra mim! Não está orando, nem lendo a minha palavra. Como mudou Paulo! É por isso que essas coisas estão acontecendo em sua vida.
Paulo sai de cena cabisbaixo.

CENA 2
O dizimista entra ao som de "tu és fiel Senhor" (instrumental), ajoelha e começa a orar.
Sr. JOSUÉ: Senhor, aqui estou em tua presença. Quero agradecer por tudo que tens feito, até pelas dificuldades que estou passando, pois sei que tens um propósito em tudo. Confio em ti! Tu és fiel!!!
Coloco tudo em tuas mãos. Em nome de Jesus, amém!
Ele continua ajoelhado e ao terminar a oração, Deus fala com ele.
DEUS: Meu Servo, Sei o que tens passado e vejo a tua fidelidade. Com o pouco que tens estás dizimando e cooperando na minha obra. Mesmo com tantas dificuldades tens me buscado em oração e ido à minha casa (igreja). Vou abrir às portas para ti onde vais abençoar a muitos. Apenas confia em mim.
Depois de orar ele senta para ler a Bíblia. De repente o celular toca...
SECRETÁRIA: Alô! É o Sr. Josué? (voz oculta - secretária)
Sr. JOSUÉ: Sim , é ele!
SECRETÁRIA: Gostaríamos que o Sr. comparecesse 2ª feira para uma entrevista em nossa empresa. (voz  oculta secretária)

Sr. JOSUÉ: Como? (diz ele sem entender o que acabou de ouvir)
SECRETÁRIA: Uma entrevista, Sr, Josué. Estamos com o seu currículo e lhe aguardamos 2ª às 14h.
Sr. JOSUÉ: Combinado, estarei lá!
Josué (dizimista) sai de cena glorificando à Deus.
FIM