quarta-feira, 11 de abril de 2012

Se liga! Mais dicas de teatro



 Paz!

    Hoje vamos falar de produção e elenco. De acordo com a autora Luiza Regina Reis, depois de formar uma equipe, é necessário dividir em dois grupos. Um grupo será responsável pela produção (sonorização, iluminação, cenário, figurino e maquilagem). A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam de teatro, mas não de interpretar. A autora ressalta que a escolha do elenco deve ser feita na respectiva ordem:

 Aparência: O líder deve escolher o ator para um determinado personagem, respeitando as características da pessoa e do personagem. Luiza destaca que uma má escolha prejudica a peça. Ex: um rapaz muito alto e extremamente magro para fazer um papel de Deus. Vai ironizar o personagem.

 Voz: Já imaginou uma atriz com voz infantil para um determinado papel que não seja o de uma criança? É importante a escolha da pessoa certa, de acordo o de timbre de voz e com o personagem interpretado.

 Interpretação: Luiza destaca que é necessária uma boa interpretação (esse item é fundamental), pois de que adiantaria ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.

    Em suma, o líder deve conhecer seus integrantes para escolher o que cada um pode interpretar para que passe credibilidade ao público.


*Fonte: Apostila básica para teatro cristão -  Luiza Regina Reis, 2002


                           Até a próxima!


                          Thais Belo Mamede