quinta-feira, 26 de abril de 2012

Stand up - Comedy gospel




Paz gente!

Não sei se consegui, mas pelo menos eu tentei! Escrevi algumas falas para um culto em minha igreja e tentei transformá-la em stand up comedy - na versão gospel, claro! Abordei assuntos comuns dos jovens: namoro, oração e decencia nas roupas. Enfim, espero que gostem! Caso você queira fazer esse stand up na sua igreja (no culto jovem), mandem um email para: thaisbelo_12@hotmail.com que eu envio as músicas que escolhi. Algumas delas não estão disponíveis na internet, então me manda um email e envio ok?

Deus abençoe a todos! Thaís Belo Mamede


Stand up Comedy Gospel

* Moça: - Seja um príncipe!

* Rapaz: - E uma princesa de Deus!

* Rapaz: - Ele não te criou para ser assim...

Nessa hora soltar o funk "Vai orar pra namorar" ( A moça começa a dançar bem exagerada, cantando só o refrão: "vai, vai, vai, vai orar pra namorar..." (Fazer uma coreografia - sem sensualidade. Sugestão: jogar uma das mãos pra frente, como se estivesse dizendo para alguém ir. Balançando de acordo com a palavra VAI, depois quando disser ORAR, juntar a mãos (como se fosse orar) e na palavra NAMORAR, fazer um coração com as mãos.

* Rapaz: Ei! ram ramm!!! (o rapaz chama a atenção da moça... interrompendo-a), mas ela continua cantando o refrão do funk gospel.

* Moça: - Desculpa! Me empolguei(fica com ar sem graça).

* Rapaz: - Venha para casa de Deus com roupas decentes, se você quer ser considerada uma princesa (nessa hora a moça mostra que está com roupas decentes). Dá um sorriso largo e pisca os olhos bem rápido olhando para o público).

* Rapaz: - Não venha com decotes, saias curtas ou shortinhos. Se você é princesa do Senhor venha vestida e não despida. (Enquanto o rapaz fala, a moça continua fazendo gestos. Ex: quando ele fala de decotes, ela coloca as mãos abaixo do pescoço (onde fica o colo feminino), saias curtas, a moça faz uma cara de assustada e coloca as mãos cruzadas nas pernas, como se estivesse com uma saia curta. Quando o rapaz falar que a princesa deve ir a igreja vestida e não despida, a moça coloca a mão na boca com cara de horrorizada.

* Moça: - Se você é um príncipe de Deus, tenha olhos para uma princesa e não para todas! Não seja assim... (nessa parte toca a música "irmão metralha". Enquanto a música toca o rapaz coloca óculos escuros,abaixa os óculos e pisca para as meninas da platéia, solta beijos e faz gestos tipo: "beijo me liga", depois dança um pouquinho.

* Moça: - Uôu!!! (faz um gesto tipo do Jô Soares pra parar a música "irmão metralha". Que é isso irmão?

O rapaz fica sem graça e para de dançar. depois volta a falar:

* Rapaz: - Meninas não sejam "Dalilas" (nessa parte a moça e o rapaz interpretam juntos a cena de paquera).

* Moça: - Oi, Tudo bom! (mexendo no cabelo e fingindo mastigar chiclete). Como você chama?

* Rapaz: - Tudo! Meu nome é ________________ (o rapaz diz o nome).

* Moça: - Ai eu tava te vendo ali...sabia que você é um gatinho? (continua mexendo no cabelo e mastigando chiclete).

O rapaz fica sem graça e diz OBRIGADO!

* Moça: - Você toca o que?

* Rapaz: - Bateria

* Moça: - Ah tá! Pensei que fosse guitarra. Sabe o que é, eu sou louca por guitarrista (risos). Você tem namorada?

* Rapaz: - Tenho.

* Moça: - Ah que pena! Mas não tem problema...me passa teu telefone.

O rapaz olha para o lado e para outro, tentando ver se alguém o observa. Percebe que a "barra está limpa" e tira do bolso uma caneta e um papel, para anotar o seu telefone. Ele entrega a moça que beija o papel.

Depois de fazer essa cena com o rapaz, a moça olha para a platéia e diz com seriedade:

* Moça: - Meninas, não sejam Dalilas! Princesas do Senhor sabem esperar. Deus tem um príncipe para cada uma. Não destruam relacionamentos!

* Rapaz: - Quando orar pela princesa

* Moça: - Ou pelo príncipe...

* Moça e rapaz: - SEJAM DETALHISTAS!

* Moça: - Ele ouve as nossas orações

Rapaz começa a orar...

* Rapaz: - Senhor, eu quero aquela varoa abençoada! Não precisa ser uma Giselle Bündchen, mas se tiver o rosto parecido com o dela eu aceito! Que seja fiel a ti e a mim. Me ajude a encontrar a esposa que o Senhor preparou pra mim. Amém!

* Moça: - Oh Senhor, me dá o príncipe que eu sempre sonhei...um rapaz que me ame do jeito que eu sou. Que seja um bom marido, um bom pai. Lindo! carinhoso...não precisa ser um Brad Pitt, mas que seja lindo aos meus olhos. E que me ame e trabalhe comigo na tua casa. Amém!

Moça: - Enquanto o príncipe

Rapaz: - E a princesa não vem...

Moça e rapaz: - VAI ORAR PRA NAMORAR! (soltar novamente o funk "vai orar p namorar" os dois saem de cena ao som dessa música fazendo a coreografia).


*FIM*



P.S - Pode ser feitas duas coroas de cartolina, para o rapaz e a moça. Uma de cor rosa e outra azul. Fazer uma maquiagem nos personagens fica legal. A maquiagem tipo bonequinha (tem um post sobre maquiagem estilo boneca aqui no meu blog) para moça e para o rapaz pode ser feito um bigode com lápis preto ou um óculos, cabelos com gel para dar a impressão de um estilo intelectual (nerd). Nessa hora a criatividade é bem vinda!

Outra ideia que pode ser legal é alguém anunciar os personagens ao som de uma música instrumental (tipo medieval) trombetas... Depois do som das trombetas a moça e o rapaz que são príncipe e princesa de Deus entrariam em cena com as coroas para começar o stand up.

#FICAADICA!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Trilha sonora para teatro

Paz pessoal!


Recebi um email ontem sobre trilha sonora para teatro. Existem peças que o ideal é vc mesmo fazer uma trilha sonora para cada personagem. E a gente sabe como é difícil conseguir músicas apropriadas para peças teatrais, que sejam instrumentais. Então resolvi postar sobre o assunto. Já fiz a peça "O fardo", usando músicas que encontrei na net (e gostei do resultado!). Como as peças desse tipo tem vários personagens, resolvemos cronometrar a atuação de cada um para ver quanto tempo de música seria para que a peça ficasse bem encaixada com o áudio. Minha dica pra você que pretende fazer peças que tenham músicas específicas para cada personagem ou outras cenas de drama, suspense, etc...pesquise no youtube. Lá você encontrará músicas instrumentais de estilos variados. Me lembro que na peça "O fardo" tinha uma personagem que era envolvida com candomblé. Foi difícil achar uma música com percussão para colocar na peça, pois sempre que procurava algo que fosse com percussão, só achava músicas de rituais afro. Como não podemos misturar as coisas, pois sabemos o poder que a música tem (jamais coloque músicas mundanas na sua trilha de teatro para apresentar na igreja #Ficaadica!) lembrei da música "Davi" de Oficina G3, versão acústica - que tem uma parte só com percussão. Editamos e ficou massa! Tudo é saber usar a criatividade. Outra dica é o site com vários efeitos sonoros...o endereço é http://www.findsounds.com. Se você colocar no google "FINDSOUNDS" vai achar esse site e uma opção traduzir página, pois é todo em inglês. Se você tiver uma noção de inglês será fácil acessar o site. Lá você encontrará uma variedade de sons de instrumentos musicais, de animais, explosão, armas, gritos, e por aí vai... tudo nos formatos WAVE, MP3, AU e AIFF. vale a pena! Enfim, escolha a trilha sonora que se encaixa com a peça, seja criativo! Faça o melhor para o Senhor. Um abraço a todos! Thaís Belo Mamede

terça-feira, 17 de abril de 2012

Como decorar textos?






Paz gente!

   Hoje vou passar pra vocês um pouco de uma dica que aprendi com uma profª de interpretação. No último fim de semana fiz uma participação em uma peça na sede da igreja que faço parte e fiz o papel de um anjo. Como a peça era tradicional (com falas), tínhamos pressa, pois a apresentação seria logo e fiquei naquela tensão e pensei: Não vou conseguir decorar as falas e agora? Perguntando a profª, ela me disse para colocar "assuntos" em cima das falas, pra que eu pudesse associar o assunto com a fala. Veja os exemplos:

  Vou usar trechos da peça "O jantar" de minha autoria...


Uma mulher entra em cena com 2 copos vazios nas mãos. Está arrumando a mesa, olha em direção ao público e diz:



       O CONVITE ( Antes do texto - fala , você coloca o assunto ou palavra chave. Escolhi "O convite" porque é a cena que a mulher convida Jesus para o jantar).

MULHER: - Daqui a pouco ele está chegando. Tô tão feliz! Convidei Jesus pra jantar aqui em casa. E eu sei que ele nunca se atrasa! (enquanto fala, ela continua os preparativos para o jantar).
Depois de organizar a mesa, senta um pouco e diz:
MULHER: - Ai, tô nervosa! (rói as unhas). Será que ele vai gostar da comida? Eu nunca recebi alguém tão importante em minha casa. Afinal, é o Rei dos reis, né? 

   Outro exemplo:

PRESENÇA  DE JESUS   (Associando a palavra chave com a fala de cada personagem fica mais fácil compreender a peça e principalmente memorizar o texto).

JESUS: - E você, também quer estar comigo e buscar a minha presença? Quantas vezes eu tento falar contigo e dizer: - "Buscar-me eis e me achareis quando me buscares de todo o coração". Eu tenho grandes coisas para ti.
É só você parar e ouvir a minha voz.
Eu te amo tanto! E quero que faças como esta mulher: me convide para estar em sua casa, em sua vida.
Me busque enquanto ainda há tempo. 

  

 #Ficaadica# Deus abençoe vcs!!!


                   Até a próxima!

                       Thaís Belo Mamede

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Se liga! Mais dicas de teatro



 Paz!

    Hoje vamos falar de produção e elenco. De acordo com a autora Luiza Regina Reis, depois de formar uma equipe, é necessário dividir em dois grupos. Um grupo será responsável pela produção (sonorização, iluminação, cenário, figurino e maquilagem). A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam de teatro, mas não de interpretar. A autora ressalta que a escolha do elenco deve ser feita na respectiva ordem:

 Aparência: O líder deve escolher o ator para um determinado personagem, respeitando as características da pessoa e do personagem. Luiza destaca que uma má escolha prejudica a peça. Ex: um rapaz muito alto e extremamente magro para fazer um papel de Deus. Vai ironizar o personagem.

 Voz: Já imaginou uma atriz com voz infantil para um determinado papel que não seja o de uma criança? É importante a escolha da pessoa certa, de acordo o de timbre de voz e com o personagem interpretado.

 Interpretação: Luiza destaca que é necessária uma boa interpretação (esse item é fundamental), pois de que adiantaria ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.

    Em suma, o líder deve conhecer seus integrantes para escolher o que cada um pode interpretar para que passe credibilidade ao público.


*Fonte: Apostila básica para teatro cristão -  Luiza Regina Reis, 2002


                           Até a próxima!


                          Thais Belo Mamede

Se liga! dicas de teatro




Graça e Paz!

     Vamos falar de algumas dicas que vão ajudá-lo a montar sua equipe, entre outras coisas. O teatro evangélico tem crescido bastante nos últimos anos. As igrejas estão usando esse ministério para transmitir a palavra de Deus, provando que é possível levar a mensagem de salvação pelas artes cênicas. Mas como formar uma equipe? Quais os requisitos básicos para começar esse ministério na igreja?  Confira algumas dicas de Luiza Regina Reis. Segundo a autora, o líder do grupo deve ser capaz de unir a todos os integrantes e inspirá-los. A autora menciona algumas dificuldades de qualquer grupo iniciante como timidez, entrosamento e uma muito comum que é a de reunir todos os componentes. Quem já não viveu a experiência de estar à frente de um determinado grupo, e os integrantes não virem ao ensaio? Pois é, Luiza mostra que o líder precisa estimular a sua equipe a valorizar a obra de Deus. Isso vale para qualquer ministério que exerçamos. Ela ressalta a importância de ter personalidade firme e influência sobre os demais de seu grupo, reconhecendo sempre que você foi chamado por Deus para o propósito específico da utilização do teatro como forma de evangelização. De acordo com Luiza para integrar a equipe de teatro é necessário ter os seguintes requisitos:

1. Ser batizado com Espírito Santo

2.Gostar de teatro (atuar ou participar da produção)

3.Ter tempo para se dedicar aos dias de ensaios

                      

                                  Até a próxima! Thaís Belo Mamede


  *Fonte: Apostila Básica para teatro cristão* -  Luiza Regina Reis, 2002